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História


O CNPREV surgiu como produto da Ação 3 do projeto Previdência Sustentável, promovido pelo convênio entre a Confederação Nacional dos Municípios e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O projeto teve início em 2023 com as Ações 1 e 2, que auxiliam 60 municípios selecionados nas cinco macrorregiões do país a equalizarem seus déficits atuariais e a desenvolverem um plano de desenvolvimento local.

O CNPREV não tem os municípios atendidos nas primeiras ações do Previdência Sustentável como público-alvo, uma vez que todos possuem autarquia para a gestão de seus RPPS. No entanto, todas as iniciativas do projeto têm em comum o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão previdenciária dos municípios brasileiros de acordo com as necessidades de cada ente.

A sustentabilidade financeira e atuarial dos RPPS municipais é fundamental, tanto para garantir a segurança financeira futura de servidores públicos em todo o país como para permitir que os municípios brasileiros tenham capacidade financeira para atender às necessidades da população. Por isso, o projeto atua em diversas frentes provendo soluções como consultorias e capacitações em gestão previdenciária, avaliação atuarial e investimentos, além de ter assessorado a criação do CNPREV, buscando o ganho de capacidade gerencial e eficiência financeira de RPPS municipais de pequeno e médio porte.

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